Pela Vidda
Acesse nossas redes sociais
Facebook Pela Vidda SP
Facebook Centro de Referência da Diversidade
Home
Contato
Mapa

Grupo Pela Vidda/SP

O Grupo Pela Vidda/SP (Valorização, Integração e Dignidade do Doente de aids) é uma organização não-governamental sem fins lucrativos formada por pessoas vivendo com HIV e aids, seus amigos, parentes, familiares e interessados em geral. Reúne colaboradores e voluntários independentemente da sorologia para o HIV, gênero, orientação sexual, orientação político-partidária ou religiosa.

Nosso principal compromisso é promover a integração das pessoas vivendo com HIV e aids, o respeito à cidadania e também incentivar a participação de todos no enfrentamento da epidemia com ações que contribuam para a prevenção e o controle da aids.

Há 23 anos o Grupo Pela Vidda/SP luta pela vida e contra o HIV/aids. Fundado em maio de 1989 no Rio de Janeiro, pelo escritor Herbert Daniel, chegou a São Paulo alguns meses depois. Os objetivos são os mesmos, mas as entidades são autônomas entre si. Também há Grupos Pela Vidda no Rio de Janeiro, em Niterói e Goiânia.


O que fazemos

O Grupo Pela Vidda/SP realiza as seguintes ações integradas:

- Reuniões de convivência e apoio, abrindo espaço para a discussão da experiência de viver com HIV/aids e o desenvolvimento de respostas coletivas;

- Serviços especializados, como aconselhamento jurídico nas áreas trabalhista e previdenciária, que buscam atender às necessidades das pessoas que vivem com HIV e aids;

- Edição dos Cadernos Pela Vidda, publicação em formato de revista que traz informações sobre tratamento, prevenção, direitos e cidadania;

- Manutenção do site www.aids.org.br, procurando sempre disponibilizar ao público conteúdos de qualidade e de caráter educativo;

- Projetos de prevenção e educação levando informações úteis a populações mais vulneráveis à infecção pelo HIV, especialmente gays, homens que fazem sexo com homens, travestis, transexuais e profissionais do sexo;

- Atividades culturais, como Cinema Mostra Aids, que acontece anualmente;

- Capacitações e treinamentos em DST/aids;

- Ativismo: acompanhamento crítico das políticas públicas de HIV/aids e participação em fóruns formais de representação, integrando o Fórum de ONGs/aids do Estado de São Paulo, o Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual – GTPI / REBRIP (Rede Brasileira pela Integração dos Povos), a Associação Brasileira de ONGs (ABONG), o Movimento Paulistano da aids (MOPAids). O Grupo já foi representante dos usuários do sistema de Saúde no Conselho Nacional de Saúde.


Nossa missão

Diminuir o impacto da epidemia do HIV/aids na sociedade, com foco em prestação de serviços para a comunidade, ativismo, comunicação e prevenção, que tenham alcance local, nacional e internacional.

Os Grupos Pela Vidda – Grupo Pela Valorização, Integração e Dignidade do Doente de aids – são organizações não governamentais, instituições privadas, de fins públicos, sem fins lucrativos, que realizam ações baseadas no trabalho voluntário, fundamentadas na solidariedade.

Somos formados por pessoas vivendo com aids, independente da condição sorológica, sexo, orientação político partidária, sexual ou religiosa. Garantimos a participação de todas as pessoas em torno de um esforço coletivo que busca mostrar que a luta contra a epidemia é um compromisso de toda a humanidade.

Acreditamos na importância de nossa participação nas lutas gerais de todo o povo brasileiro por uma política pública que garanta o exercício pleno da cidadania. Também é nosso princípio a luta constante contra toda e qualquer discriminação e/ou preconceito contra as pessoas com aids, seus familiares, amigos e companheiros.

Buscamos criar, sempre que possível, formas de orientação e assessoria que garanta os direitos das pessoas com HIV e aids. Combatemos firmemente a clandestinidade, embora preservemos a identidade destas pessoas, pois acreditamos que cada um tem seu tempo próprio para refletir sobre sua condição diante de si e da sociedade.

Somos incondicionais em garantir voz política às pessoas vivendo com aids. Para isso buscamos criar atividades que possibilitem a convivência entre todos.

Sabemos que cada vez mais a aids tem tratamento e certamente será vencida pela humanidade. É nosso princípio a luta pela garantia do acesso à informação, a todos os medicamentos, exames, diagnósticos, assistência médico-hospitalar e pesquisas, em condições democráticas e independentes da condição financeira da pessoa vivendo com HIV e aids.

Todos temos o direito inalienável à vida. Exigimos uma existência digna antes da morte como qualquer ser humano deste planeta. Não queremos um mundo dividido entre doentes e sãos. Queremos o mundo integrado, pois o convívio com as diferenças pressupõe a valorização das especificidades de cada um.

Nosso princípio e objetivo mínimo é fazer todos entoarem conosco a palavra de convocação: VIVA A VIDA!!!


Equipe Pela Vidda

Diretoria institucional

Presidente: Luiz Francisco dos Santos
Vice-presidente: Maria Hiroko Watinaga
Tesoureiro: Marcos Ferreira Marinho
Tesoureiro: Murilo Bezerra Duarte
Secretário: Abel Corino da Fonseca Neto
Secretário: Claudio Ramires da Silva
Conselho Fiscal: Márcio César Scheffer e Umberto Souza Martins

Colaboradores e voluntários
Bruno Carvalho Soares
Caio Rosenthal
Claudinho
Claudio Ramires
Diego Pereira de Souza
Eduardo Palomba
Emi Shimma
Ezio Távora
Fernanda Rodrigues Nigro
Fernando Fulanetti
Jaime de Souza
Jorge Beloqui
José Araujo
José Humberto de Souza Santos
Antonio Lucas da Silva
Marcelo Pitel
Márcia Costa
Orlando Margarido
Pedro de Souza
Renato Matias
Sérgio Ribas
Silvia Carvalho